Terceira Semana: de 21 a 26 de fevereiro de 2005
O trabalho desta semana ‑ que deve estar pronto para a aula do dia primeiro de março, terça ‑ compõe-se da avaliação do texto 2 e da correção dos textos produzidos por vocês.
Tarefa 1: O texto 2, entregue impresso na sala de aula e reproduzido neste blog (sob o nome "Dois textos de alunos"), foi elaborado pelo aluno Felipe Catelani. (o texto 1 foi discutido em sala).
Vocês devem avaliar o conteúdo dele e apontar os eventuais problemas gramaticais, dando especial atenção ao uso do gerúndio.
Reproduzo aqui a quarta questão da FUVEST deste ano:
Quarta questão: Sobre o emprego do gerúndio em frases como “Nós vamos estar analisando os seus dados e vamos estar dando um retorno assim que possível”, um jornalista escreveu uma crônica intitulada “Em 2004, gerundismo zero!”, da qual extraímos o seguinte trecho:
Quando a teleatendente diz: “O senhor pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo a sua ligação”, ela pensa que está falando bonito. Por sinal, ela não entende por que “eu vou estar transferindo” é errado e “ela está falando bonito” é certo.
a) Você concorda com a afirmação do jornalista sobre o que é certo e o que é errado no emprego do gerúndio? Justifique sucintamente sua resposta.
b) Identifique qual de seus vários sentidos assume o sufixo empregado na formação da palavra “gerundismo”. Cite outra palavra em que se utiliza o mesmo sufixo com esse mesmo sentido.
As respostas a essas questões estarão na lista de discussão (em “arquivos”, lado esquerdo da tela), juntamente com alguns textos a respeito do uso do gerúndio.
Serão bem-vindas todas as colaborações enviadas, tanto com relação a assuntos gramaticais quanto a respeito do tema discutido.
Tarefa 2: Cada aluno deve imprimir os textos que produziu e reescrevê-los, revisando o conteúdo e os problemas gramaticais.
Essas tarefas podem ser enviadas para meu email (salete2003@hotmail.com) ou entregues manuscritas (a caneta) na aula de terça dia 1/3.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home