Sa-linhas - Blog de Redação do 3o ano E. M. do Colégio Sto Estevam - Profa M. Salete

Blog de Redação do 3o ano do Ensino Médio do Colégio Sto Estevam - Profa M. Salete

17 outubro 2005

Avaliação dos trabalhos

Embora os critérios abaixo tenham sido feitos para avaliação de seminários, é possível adaptá-los para julgar os trabalhos apresentados para o Sábado Cultural, principalmente para os alunos do 3oB.
Critérios para Avaliação de Seminário

Na avaliação do trabalho serão observados os seguintes principais aspectos:

1. Conteúdo:
· O trabalho está dentro do tema proposto?
· Está completo e bem elaborado?
· Foi possível compreender o ponto de vista do grupo?
· Há riqueza de detalhes, aspectos particulares levantados pelo grupo e clareza na discussão dos assuntos?
· Os tópicos da apresentação foram bem organizados?
· Foram feitas referências bibliográficas com sua devida indicação?
· Houve contribuições próprias e impressões críticas sobre a obra?
· Houve aprendizado real dos ouvintes?

2. Pesquisa:
· Há referência a outras fontes tais como jornais, revistas, livros, sites da Internet, etc.
· É possível perceber se a pesquisa foi aprofundada?
· Havia referência bibliográfica ao livro em questão?

3. Recursos:
· Foram utilizados adequadamente os recursos técnicos de apresentação?
· Havia fotos, links que funcionavam, gráficos, desenhos, som e música adequados ao tema do trabalho?
· Houve distribuição de material aos ouvintes antes da apresentação?


4. Apresentação:
· Houve cumprimento do tempo estipulado para a apresentação?
· Os apresentadores demonstraram ter se preparado adequadamente para transmitir as informações?
· Apresentavam segurança, conhecimento e envolvimento com o tema? Ou apenas leram o texto?


Havia coesão (união e articulação) do grupo?
Todos os integrantes do grupo se apresentaram?
Foi bem feita a divisão de trabalho do grupo?
Havia integrante mais bem preparado que outro?


· Os tópicos da apresentação foram bem organizados?
· O texto apresentado para o público era claro, legível, sem erros gramaticais, com vocabulário adequado, pertinente, na norma padrão?